terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"Os Vouzelenses" pela pena dos outros: reportagem do jogo com o Nespereira

No dia 16 de Janeiro, o Nespereira deslocou-se ao concelho de Vouzela, a fim de cumprir a última jornada da 1ª volta do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da A.F. Viseu- Zona Norte.
Após uma semana atribulada, em que o Nespereira viu a equipa técnica demitir-se, e com ela, dois jogadores foram dispensados (Lino e Sandro), e, Mexicano saiu, em solidariedade com o treinador José Alves, o Nespereira foi orientado pelo “capitão” Nuno Cardoso, no treino de sexta-feira, o Nespereira encontrava-se em 3º lugar, na tabela classificativa, a 9 pontos do líder Castro Daire, e a 3 pontos do 2º, Fornelos, que se descolou da igualdade de pontos do Nespereira, no último jogo, no “derby” cinfanense.
A Direcção apresentou ontem, a sua nova equipa técnica, aos jogadores, que será constituída pelo treinador Tiago Dias, que estava no U.D. Sampedrense, até Novembro de2010, como treinador-adjunto de Fernando Silva, disputando a 3ª Divisão Nacional, e que foi campeão da Taça Sócios de Mérito, pelo GD Mangualde, na época 2007/08, como treinador-adjunto; este será auxiliado pelo treinador Fernando Ferreira, que se encontrava no Ac. Viseu. Esta será a primeira experiência de Tiago Dias, como treinador principal de uma equipa sénior.
Apesar de tudo, quem orientou a equipa ontem, foi o treinador dos “escolinhas” Bruno Daniel, que escolheu o seguinte “onze”: Branco; Cadinha, Pedro Cardoso, Vilarinho, Nuno Cardoso; Sérgio Duarte, Sérgio Silva, Helder; Pedro Vilarinho, Jorginho, Valter.
Mas o jogo começou muito mal para o Nespereira, que logo no primeiro minuto sofreu, o 1-0, numa jogada, em que, André Martins desmarca Paiva, no lado direito, que com todo oespaço do mundo conseguiu cruzar rasteiro para surgir o ponta-de-lança, que rematou , Branco ainda toca, mas larga a bola, a bola passeia pela linha de golo, surgindo um jogador do Vouzelenses que finaliza para o golo.
O Nespereira não se foi abaixo, e, aos 3’, Valter de longe, remata colocado e em força, mas Marco faz uma excelente defesa para canto.
O Nespereira começou a pressionar mais a defesa da casa, mas estes, optaram jogar no erro dos visitantes, mas mesmo assim, Helder no meio, desmarca Jorginho na esquerda, que passa por Paiva, e ganhando posição remata por cima da baliza de Marco.
Passou-se um período, em que o Vouzelenses teve mais posse de bola, e o Nespereira foi muito obrigado a se concentrar na defesa das linhas, pela maneira como a equipa da casa atacava muito pelos lados, aproveitando a enorme rapidez de Paiva, no lado direito.
Aos 20’, Cadinha bate um pontapé de canto na direita, surgindo Valter no meio da grande área, cabeceando perto do segundo poste da baliza vouzelense.
E, aos 30’, Carlitos desmarca Marlon, que rematou à baliza, à barra, mas com o árbitro-assistente a assinalar fora-de-jogo.
Cinco minutos depois, Marlon consegue se isolar, e remata, para uma defesa seguríssima de Branco.
Aos 40’, o primeiro lance polémico do jogo, com Valter a ganhar uma bola na grande área, tentando passar a bola por cima do adversário, mas o central da casa, evita com o braço, e com o árbitro assistente a assinalar a grande penalidade, mas com o árbitro a mandar este baixar a bandeirola, não assinalando a falta.
O Nespereira “cresceu”, e tentou ir para o intervalo, com a igualdade, e assim, aos 43’, Pedro Vilarinho, na esquerda, tenta uma jogada individual, ganha posição, e, Lindinho, empurra Pedro Vilarinho dentro da grande área, sofrendo uma falta claríssima, mas com o árbitro a nada assinalar, e a mostrar cartão amarelo ao nespereirense, por alegada simulação de falta.
No minuto anterior aos 45’, Valter ganha uma bola aos defesas, dando meia-volta, rematando ligeiramente por cima da barra.
Ao intervalo, Bruno Daniel, resolveu meter Bruno Teixeira, no lugar de Sérgio Duarte, com Sérgio Silva a fazer o papel de “trinco”, e com Bruno Teixeira, mais ao lado de Helder.
Logo no primeiro minuto da segunda parte, o Nespereira mostrou que vinha para discutir o resultado, e assim, uma boa “tabelinha entre Bruno Teixeira e Valter, põe o primeiro isolado, perante o guarda-redes, mas só que demorou muito a rematar, surgindo o central da casa a cortar em cima da hora.
Aos 49’, André Martins se isola no lado direito, ganhando posição, rematando com selo de golo, mas com Branco a fazer uma excelente defesa, surgindo Gonçalo Costa, que na recarga, falhou rematando ao lado.
O ponto fraco do Nespereira foi o lado esquerdo, em que surgia o ataque todo do Vouzelenses, e aos 53’, Lindinho ganha a linha, e cruza tenso, com a bola a passar perto da linha de golo, surgindo Carlitos, que mesmo num voo espectacular, não conseguiu finalizar para o 2-0, não acertando na bola.
Houve um período de muita luta, no meio-campo, e muita concentração, de ambas partes, nas defesas, não permitindo espaços para grandes ataques.
Assim, aos 70’, o Vouzelenses beneficia de um pontapé de canto, batido por Ramos, com Branco a socar a bola para fora, evitando o golo.
O Nespereira mexeu na equipa, e optou por meter Paulo Sérgio e Pepe, para colmatar o cansaço de Pedro Vilarinho e Pedro Cardoso.
Aos 83’, o Nespereira beneficia de um livre, batido por Paulo Sérgio, na esquerda, com Valter a surgir no meio, cabeceando ao poste, mas esta a sair para fora.
E, em tempo de descontos, Cadinha num livre, na direita bate para o segundo poste, surgindo Sérgio Silva, que cabeceou para o golo do empate, mas com o árbitro a anular, alegando que Sérgio teria feito falta sobre o defesa vouzelense, quando nem tocou no defesa.
No final, o jogo foi muito bom, notando-se um Nespereira muito esforçado, num jogo bastante agradável de se seguir, mas com uma arbitragem de Bruno Nascimento, que influenciou a justiça do resultado, prejudicando claramente o Nespereira.
Com este resultado, o Nespereira acaba a 1ª volta no 7º lugar, atrás do Castro Daire, Fornelos, Sernancelhe, Arguedeira, Vouzelenses e Moimenta da Beira, mas a 12 pontos do 1º, e a 6 do 2º, e 3 do 3º.
A FIGURA- Branco
Apesar do Nespereira ter sido mais atacante, Branco foi um elemento preponderante na equipa, para manter acesa a “chama” da possibilidade de empatar, ou até vencer o jogo. As suas defesas foram essenciais e muito importantes, para animar e tornar o Nespereira mais seguro a atacar, e a defesa mais confiante. Nada podia fazer no golo sofrido.


A partir do "Futebol do Distrito de Viseu".

Sem comentários:

Enviar um comentário